Você está prestes a embarcar no fascinante mundo da pesquisa clínica e nós não poderíamos estar tão bem acompanhados como na presença do Dr Auro de Giglio! Formado pela Faculdade de Medicina da USP, a Oncologia logo despertou seu interesse durante a graduação após passar por uma experiência pessoal relevante: o diagnóstico de câncer da sua mãe, que felizmente evoluiu de forma favorável para acompanhar a brilhante trajetória do filho ao longo dos anos seguintes.
Diante da escassez de informações sobre a oncologia no Brasil na época, o Dr Auro optou por seguir sua formação médica através da residência nos Estados Unidos. Para isso, ele se submeteu a um rigoroso processo seletivo e foi o brasileiro selecionado para preencher a única vaga disponível da bolsa de estudos para cursar Clínica Médica em Miami (Florida). Por lá desenvolveu suas habilidades no manejo de pacientes complexos, graves, especialmente durante a epidemia da AIDS, fora o desafio de trabalhar em um sistema de saúde privado, focado na eficiência e redução de custos. E é claro que a gente não deixou passar nenhum detalhe dessas histórias sensacionais no nosso bate papo.
Em seguida, Dr Giglio se mudou para o estado do Texas a fim de se especializar em Oncologia e Hematologia no MD Anderson Cancer Center e Baylor College of Medicine, instituições referências mundiais no tema, onde as mentes mais brilhantes da ocasião já realizavam pesquisas clínicas incríveis, com resultados interessantes, ao discutir questões antes mesmo que essas se tornassem parte de guidelines e protocolos terapêuticos. Pois é, ele vivia a pesquisa no dia a dia, aplicada a assistência na beira do leito.
De volta ao Brasil, o Dr. Auro encontrou seu lar na Faculdade de Medicina do ABC, onde se tornou Professor Titular e continuou a liderar pesquisas inovadoras. Com numerosas publicações em revistas de alto impacto, ele compartilha sua paixão pela pesquisa clínica e sua crença fundamental: a pesquisa não apenas enriquece a prática médica, mas também aprimora a qualidade do atendimento ao paciente.